A Rainha da Neve (Snow Queen - 2002)
Gerda tem um novo amigo: o garoto Kay. Mas esta recente amizade é interrompida bruscamente, quando numa fria noite de inverno, pedaços de gelo entram nos olhos de Kay, deixando seu coração congelado e sem emoções. Sob o encanto da Rainha da Neve, ele parte repentinamente numa viagem rumo ao gélido palácio real. Gerda embarca numa mágica e perigosa jornada para encontrar e resgatar Kay, que finalmente chega ao imponente Palácio de Gelo da Rainha da Neve. Mas, uma simples menina conseguirá superar os incríveis poderes da Rainha?
Filme lindo e mágico baseado no conto original de Hans Christian Andersen, Curiosamente o filme Frozen dos estúdios Disney foi livremente baseado neste conto, porém a história foi quase totalmente modificada. E diga-se de passagem, a história original é mais interessante que o filme Frozen.
Barba Azul (Barbe Bleue - 2009)
Catherine adora assustar a sua irmã mais nova, Marie-Anne, lendo a história do Barba Azul, rei que mata as três esposas, no clássico conto de Charles Perrault. Na França dos anos 50, as duas irmãs brincam no sótão de casa, e Catherine faz encenações no papel de Marie-Catherine, a quarta e última esposa, que escapa do destino trágico ao conquistar o coração do marido. Por ser um bela virgem, ela faz o nobre hesitar e sucumbir. Nesta versão, o Barba Azul é baseado em Gilles de Rais, soldado francês contemporâneo de Joana d’Arc e famoso assassino de crianças.
Filme criativo, nostálgico , surpreendente, assombroso! Contendo um rico material para estudo e discussões psicanalíticas (assim como outros contos de fadas, principalmente as suas versões originais).
Pele de Asno (Peau d'âne - 1970)
Em uma terra distante, a rainha à beira da morte, faz com que o rei prometa se casar novamente apenas se encontrar uma mulher mais bela do que ela. Só que em todo o reino, a única pessoa que atende a esta condição é a própria filha da rainha. Desesperada, a princesa busca ajuda com sua fada-madrinha, que sugere que ela peça presentes de casamento cada vez mais difíceis de encontrar, com o objetivo de adiar ao máximo a cerimônia. Enquanto isso a princesa consegue fugir do reino escondida sob uma pele de asno, vivendo de forma simples em uma cabana. Até que, um dia, um príncipe nota sua beleza.
Filme encantador e envolvente, que trata o tema do incesto de forma delicada e autêntica para todos os públicos. Belos cenários, figurinos, canções e atuações. Um clássico!
Terra do Nunca - A Origem (Neverland - 2011)
Apresenta o órfão Peter (Rowe) e seus amigos vivendo nas ruas de Londres, sobrevivendo como batedores de carteiras. Jimmy Hook (Ifans), protetor dos meninos, convence o grupo a sair em busca de um tesouro mágico capaz de transportá-los a um outro mundo. Ao chegarem à Terra do Nunca, eles descobrem que ela é habitada por pessoas que vieram de várias épocas e lugares, incluindo piratas do século 18, comandados pela louca Elizabeth Bonny (Friel), que buscam há anos o segredo da eterna juventude. Este é protegido pelos nativos, chefiados por Holy Man (Trujillo). Assim, Hook, Peter e os demais, decidem ajudar os nativos a livrarem-se dos piratas.
Este filme é um prelúdio para a história de Peter Pan. Foi uma agradável surpresa descobrir o início da lenda da Terra do Nunca. Muito criativo, ótimas atuações e enredo. Os efeitos não são maravilhosos (pois originalmente foi ao ar como uma minissérie em dois episódios para a TV), mas não estraga em nada esta bela experiência.

Tin Man - A Nova Geração de Oz (Tin Man - 2007)

Dorothy (Zooey Deschanel) só atende pelo apelido de DG e nunca sentiu que realmente pertencia a pacata vida de cidade pequena. Certo dia um furacão a transporta para o “outro lado”, o mundo de OZ. Ela mal chega nesse novo mundo e já é confundida com uma espiã e aprisionada por pequenas criaturas que moram em casas de árvores gigantes. Lá ela conhece Glitch (Alan Cumming), um homem que teve parte do seu cérebro removido pela feiticeira Azkadellia e embora ele não se lembre de muitas coisas, ele dá indícios que algum dia já foi um grande inventor. DG e Glitch rapidamente se tornam amigos e caem na estrada à procura dos pais dela que também se perderam durante a tempestade. Durante a caminhada, eles encontram Cain (Neal McDonough), um homem que estava aprisionado em uma armadura de lata e obrigado a presenciar durante anos o dia em que sua família foi tirada de seus braços. Aqui, o homem de lata moderno é um ex-policial em busca de vingança e respostas. Completando a turma de viajantes não poderia faltar o leão covarde, Raw que na nova versão possui poderes de cura e a habilidade de “ver” sentimentos.

Versão criativa para o clássico O Mágico de Oz, adicionando ficção científica e um tom mais complexo para a história. Como o anterior, originalmente foi ao ar como uma minissérie, este com três episódios. Infelizmente no Brasil a versão em DVD cortou uma parte da minissérie original transformando-o em filme. Mas vale a pena conferir!
...E para quem ainda não conhece a maravilhosa versão de 1939 de Victor Fleming, please, assista, é surpreendente o que conseguiram fazer com a tecnologia da época.
Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland - 1985)
Alice, uma menina curiosa e cansada de seu mundo monótono, vê um coelho de colete e relógio e passa a seguí-lo, caindo em um buraco que a leva ao maluco País das Maravilhas. Tentando encontrar o Coelho Branco, conhece vários personagens maluquinhos como os irmãos gêmeos Tweedle-Dee e Tweedle-Dum, o Gato Risonho, a Lagarta, toma chá com a Lebre Maluca e o Chapeleiro Louco e participa de um jogo de crocket com a Rainha de Copas. Quando Alice chega em casa retornando do País das Maravilhas, por engano, atravessa um espelho, e entra na Terra do Xadrez onde conhece outros personagens estranhos. Baseado no livro “Alice’s Adventures in Wonderland” (1865, Alice no País das Maravilhas) e "Through the looking-glass, and What Alice found there" (1871, Alice através do espelho) do escritor britânico Lewis Carroll.

Versão adorável e divertida de Alice, esta é considerada a melhor versão e a mais fiel a obra de Lewis Carroll até hoje, pena que não tenha DVD lançado no Brasil (passava antigamente na TV Brasileira em partes). Ringo Starr fez uma participação neste como a Mock Turtle (isso mesmo, o Beetle!) Para quem entende inglês vale a pena conferir.
Então, esta foi a segunda parte das adaptações dos contos de fada pouco conhecidos, mas incríveis.
Esperem mais curiosidades sobre os contos e literatura fantástica. Um abraço, até mais! ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário